De 18 a 21 de abril de 2014 será realizado em Nimes, na França, a oitava edição do Vadeia Mundo Vadeia, evento promovido pelo Ginga Mundo através do Projeto Mandinga (Associação Integrada de Educação, Arte, Esporte e Cultura), aberto a toda comunidade internacional da capoeira.
O encontro tem uma programação diversificada que inclui rodas e oficinas de capoeira, mostras audiovisuais, mesas redondas, Griô com mestres, apresentações de maculelê e ritmos, além de outras manifestações da cultura brasileira.
O Vadeia Mundo Vadeia é realizado desde 2007, sempre na Semana Santa, reunindo num único evento a capoeira angola, regional e contemporânea, o que permite uma genuína miscigenação e unificação das diversas escolas da capoeira e manifestações afro-culturais associadas a elas.
As edições anteriores reuniram mais de 200 capoeiristas que residem em países da Europa, Austrália, Estados Unidos e Canadá, pertencentes a grupos de diferentes estilos de capoeira.
Pela sua característica agregadora e ecumênica, o Vadeia Mundo Vadeia tornou-se um espaço propício para articulações, troca de experiências e novas vivências, tornando-se palco para o surgimento de novas demandas que justificam sua realização anual.
O evento busca celebrar a universalidade da capoeira, hoje presente em mais de 150 países de todos os continentes. A finalidade é expandir e firmar a presença da capoeira no exterior, com destaque para a Europa, onde, por razões geográficas, a presença dessa manifestação da cultura afro-brasileira encontra-se solidificada por meio de número significativo de praticantes e pessoas nela interessadas.
Ao reunir praticantes e professores de capoeira espalhados pelo mundo, o Vadeia Mundo Vadeia funciona como um espaço pontual de apoio na prática, formação e difusão dessa arte, colocando à disposição dos participantes processos pedagógicos tradicionais e modernos de ensino, além de informações e conhecimentos no campo dos estudos e pesquisas. O evento ainda proporciona vivências com outras manifestações da cultura afro-brasileira que com a capoeira fazem interfaces.
Nimes (França) – A cidade de Nimes foi escolhida como “palco” do evento por ser muito agradável climaticamente no período e pela facilidade de acesso aos capoeiristas de outros países. Nimes ainda possui uma excelente estrutura para receber o evento, além de contar com grande patrimônio cultural.
O Ginga Mundo tem atualmente filiais em dez cidades francesas.