Eventos · agosto 2, 2014

AGOSTO DA CAPOEIRA

Inspirado no Dia do Capoeirista, 3 de agosto, o encontro recebe mestres e alunos da Brasil e de outros países para discutir e fortalecer a capoeira na Bahia

Mestres de capoeira brasileiros e estrangeiros, além de alunos e professores da Bahia  e de outros países, reúnem-se em Salvador neste mês de agosto para a primeira edição do evento Agosto da Capoeira. O encontro será no Forte da Capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo, e terá atividades diversificadas, entre elas rodas de capoeira, mostras audiovisuais, circuitos infantis, aulões abertos, oficinas de instrumentos percussivos, lançamentos de CD com músicas de capoeira e exposições. A entrada é gratuita.

O Agosto da Capoeira nasce para congregar, num único espaço e período, importantes eventos independentes que, com o mesmo objetivo, buscam fomentar a capoeira no cenário local. “Nós queremos consolidar este evento internacional sempre no mês de agosto, para estimular em Salvador – que é a MECA da Capoeira – um diálogo entre mestres de diversos países e, assim, fortalecer a capoeira e discutir a sua situação de subaproveitamento culturalmente e profissionalmente na Bahia”, pontua o Mestre Sabiá, idealizador do projeto.

O evento vai acontecer durante todos os finais de semana do mês, sendo dividido em quatro grandes momentos comandados, consecutivamente, por Mestre Sabiá, Mestre Tonho Matéria, Mestre Nenel e Mestre Lua Rasta (ver programação). Também ministram atividades, durante a programação, os mestres Nego Ativo, Itapoan, Bamba, Geni, Curió, Jogo de Dentro e o respeitado mestre João Grande, que vem de Nova Iorque para participar do encontro.

Na primeira semana, de 7 a 9 de agosto, abrirá o evento o projeto Rede Capoeira, que teve sua primeira edição em 2013, e agora passa a integrar o Agosto da Capoeira, tendo à frente o Mestre Sabiá. Estão confirmados mais de 50 professores e alunos de fora, vindos de países como EUA, Alemanha, França, Espanha e Itália. Na programação, circuitos infantis, aulões abertos, mostras de filmes e rodas da capoeira com convidados especiais como o baiano Mestre João Grande, que foi aluno do pai da capoeira de angola, Mestre Pastinha, e hoje mora e tem uma academia em Nova Iorque.

O Agosto da Capoeira tem como objetivo abordar os aspectos sócio-culturais e econômicos da capoeira na contemporaneidade, no intuito de debater a necessidade de fortalecimento da capoeira como elemento de identidade da cultura baiana e brasileira.

Mestre Sabiá reforça que a intenção do encontro – voltado para capoeiristas, profissionais e estudantes de turismo, de publicidade e de propaganda, pesquisadores e interessados – é colocar a capoeira sob a luz de uma discussão ampla, ao abordar a internacionalização dessa arte, a profissionalização dos mestres e a necessidade de projetar a capoeira como um produto cultural rentável.

“A capoeira precisa de uma atenção especial e apoio dos governos, precisa estar nas escolas públicas, precisa ser fomentada na sua base”, justifica o mestre, ao lembrar que a capoeira está presente em 170 países e é hoje é maior divulgadora da língua portuguesa no mundo, por meio da sua música e da sua numerosa comunidade espalhada em todos os continentes.

Agosto da Capoeira é uma realização do  Projeto Mandinga – Associação Integrada de Educação, Arte, Esporte e Cultura, representada pelo Mestre Sabiá, com apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias, e produção da Pau Viola.

Agosto da Capoeira 07 a 30 de Agosto de 2014 Forte da Capoeira Salvador - Bahia - Brasil