A Associação de Capoeira Ginga Mundo surgiu em 2004 como uma segmentação da ONG Mandinga (Associação Integrada de Educação, Artes e Esportes), que realiza programas educacionais, culturais e esportivos desde 1998. O nascimento do Ginga Mundo aconteceu logo após a primeira edição do evento internacional homônimo, que aconteceu na Bahia, tendo à frente o coordenador do Projeto Mandinga, Mestre Sabiá.
A missão do Ginga Mundo é contribuir na formação de valores humanos e éticos, baseados no respeito, na socialização e na liberdade, a partir da transmissão da capoeira, de forma recreativa e disciplinar, em escolas e projetos sociais.
O grupo desenvolve trabalhos com crianças e adultos, tendo sempre em vista o desenvolvimento de ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano, por meio da promoção de projetos esportivos e atividades educacionais em esportes, com ênfase na capoeira.
O Ginga Mundo realiza suas atividades por meio de uma rede de capoeiristas que integram a associação, com presença, atualmente, na Europa, Austrália, Estados Unidos e Canadá, além do Brasil.
BAHIA – O Ginga Mundo atua como escola de profissionalização da capoeira, atuando em instituições de ensino públicas e particulares. O grupo hoje está presente em respeitadas escolas da capital baiana, como Gurilândia, Módulo Criarte e Girassol, entre outras, repassando a arte da capoeira como uma ferramenta capaz de favorecer o equilíbrio físico e psico-afetivo dos alunos. Com este trabalho, leva a capoeira e seus benefícios a mais de 500 crianças.
O grupo também atua em diversas comunidades, ministrando aulas de capoeira e outras manifestações culturais, como maculelê e samba de roda, para mais de 350 jovens, entre adultos e crianças de baixa renda dos bairros de Brotas, Cabula, Abaeté, Itapuã, dentre outros.